Como organizar bagagem de mão de 10 kg para viagens aéreas

Como organizar a bagagem de mão para que você não pague pelo excesso de peso (acima de 10 kg)?

Como organizar bagagem de mão de 10 kg para viagens aéreas

Após as novas regras das companhias aéreas quanto à bagagem despachada e à bagagem de mão, as malas que extrapolarem o peso estabelecido estão sujeitas à cobrança de taxa (R$10 a R$60). E cada agência pode determinar o valor a ser cobrado do passageiro. A boa notícia é que o peso limite da bagagem de mão passou de 5 kg para 10 kg. Mas como organizar mala para que você não pague pelo excesso de peso (acima de 10 kg)?


Verifique as dimensões da mala

Primeiramente é essencial verificar as dimensões da mala – em especial, a altura e a largura (55cm x 35cm), para que ela caiba perfeitamente no compartimento do avião. É importante selecionar peças básicas, confortáveis e versáteis – algumas delas são consideradas peças-chave (ideais para várias ocasiões), como jeans e roupas com cores neutras. Dessa forma, você poderá criar looks diversos sem sair da moda.


Otimize o espaço da mala

Para otimizar o espaço da mala, em primeiro lugar, organize as peças mais pesadas, com tecidos grossos, como calça jeans. A parte do cós deve ir no fundo da mala – as pernas para fora (serão acomodadas para dentro antes de fechar a mala). Em relação aos calçados, coloque-os em sacolas separadas. Sugestão: um par de tênis, um social e chinelos. Distribua os pares nas bordas internas na mala.


Não exagere no número de peças

Em seguida, organize as blusas (sete peças já são suficientes para uma semana). Algumas pessoas preferem fazer rolinhos com as peças, mas essa prática deforma a gola das roupas). Portanto, dobre-as como você faz normalmente (como se fosse guardá-las na gaveta). Lembre-se também de levar uma blusinha de manga longa (com tecido mais leve) e outra blusa de frio mais grossa.


Coloque cada item no seu lugar

Quando a mala possui um compartimento especial (bolsa de redinha com zíper), nele você pode colocar as peças de roupa íntima (de sete a nove calcinhas e de cinco a sete sutiãs). Acomode a nécessaire (geralmente o modelo é compacto e vem com frascos menores para xampu e condicionador). Ajeite na mala outro nécessaire menor para maquiagem. Não se esqueça dos acessórios, que devem “casar” com as roupas escolhidas para a viagem.


Não se esqueça de pesar a mala em casa

Assim que tudo estiver no lugar, puxe as pernas das calças para dentro da mala. É interessante que você alterne a posição do cós (entre uma calça e outra) quando as colocar no fundo da mala (três calças já são o bastante). Se a organização da mala seguir essas recomendações, é muito provável que ela não chegue a 10 kg. Outra dica é pesar a mala (balança digital de banheiro) antes de seguir rumo ao aeroporto.


Por Andréa Oliveira.

Fonte: g1.globo.com

Ligamos para Você