Booking - Traveller Review Awards 2021

Vai viajar de avião pela primeira vez? Veja as dicas

O primeiro procedimento, ao chegar ao aeroporto, é realizar o check-in

Vai viajar de avião pela primeira vez? Veja as dicas

Quem nunca viajou de avião e irá passar pela experiência pela primeira vez sente um friozinho na barriga. Afinal, a ansiedade de chegar o tão esperado dia é incontrolável. Programar-se para a viagem é o primeiro passo para que tudo corra bem na data do voo. Mas e ao chegar ao aeroporto? O que fazer? São procedimentos bem diferentes de uma viagem de ônibus. A boa notícia é que tudo é bem simples e fácil. Portanto, não há motivo para se alarmar. Fique tranquilo (a)! Daremos a você dicas imperdíveis de como proceder em sua primeira viagem aérea.

Check-in

O primeiro procedimento, ao chegar ao aeroporto, é realizar o check-in. Para isso, dirija-se ao guichê da companhia aérea. Assim que chegar a sua vez, entregue à atendente a passagem que você comprou na internet. Isso não é obrigatório, mas agiliza o processo, pois o papel impresso contém o número localizador. Ele é a comprovação, caso haja algum problema, como remarcação de assento ou mudança no horário do voo. Além disso, é essencial apresentar à atendente documento de identificação pessoal, como Identidade ou Carteira de Motorista.

O próximo passo é colocar sua mala na esteira para que o volume da bagagem seja pesado. No visor digital, surgirá o valor em quilos. O total de malas e quilos a serem embarcados sem cobrança extra depende da companhia aérea. Na Azul, por exemplo, é permitido levar uma mala com até 23kg sem taxa extra. Já na GOL, são permitidas duas malas, com peso total de 23kg. O embarque de uma mala com 10kg e outra com 13kg também está isento de taxa extra. Algumas agências cobram (por quilo excedente) 0,5% do valor da passagem. A bagagem de mão pode chegar a 10kg conforme a empresa aérea.

Por fim, será impresso um ticket com os dados do voo, o portão de embarque e o número do assento. Se o voo for em conexão, serão impressos os tickets de cada novo embarque. Eles deverão ficar com você até o fim da viagem. Não os perca!

Embarque

Na sala de embarque, entregue ao funcionário o (s) ticket (s) com o código de barras. Assim que o código de barras for aceito pela máquina, você poderá se encaminhar ao portão de embarque. Antes, você passará por um detector de metais. Coloque na esteira os objetos de metal, assim como a bolsa de mão. Após o processo siga adiante. Ao chegar ao portão de embarque, aguarde a abertura do embarque. Antes de embarcar no avião, serão exigidos o ticket de voo, assim como um documento de identidade.

Serviços de bordo

Em geral, em voos domésticos (nacionais), é servido um lanche rápido (batatinhas fritas, biscoitos de chocolate, barras de cereais e amendoins). Em alguns voos, são vendidos sanduíches e outros quitutes. Em voos internacionais, são servidos café da manhã, almoço e jantar. O padrão da comida depende da classe (econômica, executiva e primeira classe). As refeições da classe econômica são mais simples, mas superiores ao que é oferecido nos voos domésticos. Os passageiros, inclusive, têm direito a café da manhã – depende do horário e da duração do voo.

Turbulências

Nas turbulências, em geral, o avião balança, mas também podem ocorrer quedas seguidas – com duração de 1 segundo aproximadamente. Nesse caso, será acionado o aviso para que os passageiros coloquem o cinto de segurança. A comissária de bordo também pedirá a todos que permaneçam sentados e que não é preciso entrar em pânico. Note o comportamento das pessoas a bordo, principalmente das comissárias – se elas permanecerem calmas, não é motivo para preocupação. É bastante normal ocorrerem turbulências durante o voo. Tão normal que muitos passageiros permanecem lendo jornal ou conversando.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Hotel Santo Graal.

Salvar

Ligamos para Você