Vai viajar? Siga algumas dicas de alimentação para viagens longas

É fundamental consumir alimentos leves e nutritivos, que saciam a fome e não deixam ninguém indisposto durante a longa viagem

Dicas de alimentação saudável para viagens

 

Após meses programando suas férias, finalmente chegou o grande dia. Se o percurso for longo, é preciso seguir alguns cuidados para a sua segurança e a de sua família. O check-up do carro já foi feito, as malas já estão prontas, enfim, todos já estão preparados para seguir viagem. E durante o longo caminho? Primeiramente, é preciso manter-se hidratado para abrandar o calor excessivo. Mas quanto à alimentação?

Muitos atrasam a viagem por não saberem se alimentar da forma adequada, consumindo alimentos calóricos e gordurosos. Por isso, é fundamental optar por alimentos leves e nutritivos, que saciam a fome e não deixam ninguém indisposto.

Siga as dicas de alimentação e boa viagem!

Muitas vezes, em viagens longas, é difícil encontrar bons lugares para lanchar. Em geral, as lanchonetes na estrada só oferecem salgados fritos ou salgadinhos industrializados. Para não passar sufoco, prepare em casa lanches saudáveis, como sanduíches de peito de frango com cenoura, ou sanduíches de patê de ricota com damasco. Mas lembre-se de mantê-los refrigerados durante a viagem - em sacolas térmicas ou isopor.

Para preparar os sanduíches, você pode usar pão integral, que contém ingredientes mais leves e pouca gordura. Já os recheios podem ser elaborados com alface, agrião, cenoura, escarola, rúcula, tomate. Você pode optar também por frios com baixas calorias, como peito de frango, blanquet de peru, chester defumado, ricota.

Em hipótese alguma, adicione maionese, mortadela, queijos tipo prato ou parmesão, salsichas e hambúrgueres, pois esses alimentos estragam mais fácil e são muito gordurosos.

Outras excelentes opções são barrinhas de cereais, biscoitos integrais, cookies, biscoitos assados e torradas. Lembre-se de água e suco para você e sua família se hidratarem durante a viagem. Leve também algumas frutas, como pera, maçã, uva, goiaba, ameixa, pêssego, banana.

Caso você encontre um restaurante ou lanchonete na estrada, com boas opções de alimentação, escolha uma refeição saudável, leve e saborosa. No almoço, prefira saladas e carne branca; para lanchar, opte por lanches assados ou sanduiches naturais, ou ainda vitaminas, sucos e iogurtes.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Mundo das Tribos.

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