Booking - Traveller Review Awards 2021

Viaje na rica, saborosa e exótica gastronomia mundial

Espanha, Itália, França, Portugal, Japão, Estados Unidos, China, Índia, Brasil - todos estes países oferecem o que há melhor na culinária internacional

Viaje na rica, saborosa e exótica gastronomia mundial

As diferentes culturas e os costumes de muitas regiões do mundo fascinam as pessoas. São danças folclóricas, músicas típicas, além da rica, saborosa e exótica gastronomia mundial. Espanha, Itália, França, Portugal, Japão, Estados Unidos, China, Índia, Brasil - todos estes países oferecem o que há melhor da culinária internacional. Que tal conhecer os pratos típicos de alguns desses países?

Ah, o Brasil! São tantos os pratos que fica difícil escolher quais os de maior destaque. Feijoada, Baião-de-Dois, Cuscuz Paulista, Moqueca Capixaba, Pato-no-Tucupi, Cuca de Goiaba, Empadão Goiano, entre tantos outros das mais diversas regiões do país. Todos eles são iguarias que representam a riqueza e a diversidade da culinária brasileira. Não podemos nos esquecer das bebidas, como a brasileiríssima Caipirinha, e dos licores de jenipapo e jabuticaba.

Dono de uma culinária milenar, elaborada com alimentos frescos, nutritivos e saudáveis, o Japão possui uma gastronomia bem peculiar. Peixes - como atum, salmão e baiacu (conhecido como fogu), legumes diversos, arroz e macarrão, são os principais ingredientes que compõem os pratos exóticos. Dentre eles, destacamos os famosos Sushi e Sashimi, além de Guioza e Tempura – igualmente saborosos. Como bebida, podemos citar o Saquê (servido quente ou frio).

A culinária espanhola tem como característica os pratos preparados com muito azeite de oliva, alho e frutos do mar. Em especial, temos a Paella – feita com vieiras, camarões, lagostins, mexilhões, pedaços de frango, arroz, vinho e especiarias, além do azeite, é claro! Mas há também Chicharrón, Pringá, Gachas – fartos em especiarias, azeite, alho, entre outros marcantes ingredientes da Espanha. Uma das bebidas mais populares do verão espanhol é o Tinto de Verano – feita com vinho, água com gás e gelo.

Meatloaf (bolo de carne), Fried Chicken With Mashed Potatoes (frango frito com purê de batatas), Apple Pie (torta de maçã) e Pork Ribs on the Barbecue Sauce (costelas de porco ao molho barbecue) são pratos típicos dos Estados Unidos. Diferentemente da culinária japonesa, a norte-americana é rica em carnes e molhos. Embora calórica, a cozinha estadunidense é muito saborosa. Como bebida típica, podemos citar o famoso drink Bloody Mary – suco de tomate com vodca e temperos.

Como a maior parte dos indianos não comem carne – em especial a de boi, a maioria dos pratos é feita com legumes. Um dos mais famosos é o Thali - porções servidas em folhas de bananeira, com arroz e molhos aromáticos (chutney de coco e chutney de manga). Temos também os famosos bolinhos de lentilha, para se comer com as mãos - na verdade, na Índia, esta é uma tradição milenar. Outros pratos ricos em especiarias são o Chaat – típico de Mumbai, o Curry de Peixe e o Frango Tandoori (com pimenta, cravo e gengibre). O Chai – chá preto, leite, gengibre, canela e cardamomo, é uma das bebidas mais conhecidas e servidas na Índia.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: CVC.

Ligamos para Você