Belezas Naturais de Viçosa - MG

No Campus da Universidade Federal de Viçosa, se concentram os principais pontos de belezas naturais que possibilitam aos turistas momentos agradáveis de lazer, como:

Recanto das Cigarras

Recanto das Cigarras

Grande área verde, cercada da mata nativa, bem estruturada para festividades como churrascos dos formandos, piqueniques nos finais de semana e recreação de forma geral. É dotado de churrasqueiras, quiosques, banheiros, bebedouros, mesas, bancos de madeira e balanços para crianças. Por ser um local muito tranquilo e silencioso, serve para contemplação e descanso.

 

Belvedere

Dando seguimento à estrada que vai para o Recanto das Cigarras, você vai chegar ao Belvedere.

Belvedere

O Belvedere foi construído para proporcionar ao visitante o contato direto com o ambiente das matas nativas que cercam a Universidade. Está situado na parte alta do Campus. É um local apropriado para caminhadas e passeios de bicicleta. Na primeira parada, o visitante tem uma bela vista de todo o campus universitário. Continuando a estrada, até o final do Belvedere, está localizada a Praça das Bandeiras. Neste local, no mirante, o visitante tem uma bela vista da universidade e de boa parte da cidade de Viçosa.

Aí, cada turma de formandos planta uma árvore para marcar a sua formatura. São inúmeras as árvores que tem a seus pés, com placas contendo o nome da árvore, o nome da turma e a data do plantio.

O visitante se diverte com os nomes exóticos das diversas turmas de formandos: "Alambique", "Trabuco", "Picareta", "Suvaco de Cobra", "De Canudo e Beca tô Tirando o meu da reta", "De Havaianas ou de Butinas, to Formando na Melhor de Minas", "De Mala e Cuia", "Desmaiando no Grau", "Com Raça e Cachaça de Janeiro não Passa" e muitas outras.

Bromeliário

Bromeliário

Localizado na via alternativa contínua à Vila Gianetti, ambiente utilizado para pesquisa, educação ambiental, possuindo uma ampla coleção de bromélias. O local é aberto para visitação.

 

 

 

Horto Florestal

Horto Florestal

Pequena reserva natural que exibe exemplares de jequitibá, sapucaia, ipê, jacarandá, palmeira imperial e pau-brasil, entre outros. É utilizado para a reintrodução de espécies botânicas. Em sua área, existe um espaço apropriado para cursos sobre meio ambiente e plantas ornamentais, como orquídeas, por exemplo.

 

 

Silvicultura

Está localizada à direita da rodovia que dá acesso ao Condomínio Acamari, ainda, dentro do Campus da UFV. O local é

Silvicultura

destinado às pesquisas florestais, possuindo árvores belíssimas de variadas espécies. A Silvicultura dispõe de área para lazer, incluindo trilhas e churrasqueiras. O acesso, atualmente, não está aberto ao público. A visitação só é possível com autorização dos responsáveis, no próprio local.

Telefone:(31) 3899-2491

 

Ligamos para Você