O povo de Viçosa

Vista da Lagoa

A população de Viçosa tem um comportamento diferenciado e singular, devido a sua tradição de cidade educadora, e também pela longa e permanente convivência com estrangeiros de todos os continentes, em função, principalmente, da Universidade Federal de Viçosa, antiga ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária).

Viçosa é uma cidade privilegiada, pois, além da população nativa, recebe, frequentemente, pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo. Assim, profissionais gabaritados e estudantes que, na busca da realização de seus sonhos, desenvolvem e lapidam, aqui, seus talentos e suas habilidades, as quais lhes permitem alçar vôos que, comumente, ultrapassam limites jamais imaginados.

A população do município é de 75 mil habitantes e mais 20 mil de população flutuante. Sua população é predominantemente urbana, com mais de 92%.

Cerca de 50% são estudantes dos diferentes ciclos - desde o fundamental até o superior. Com vigor e criatividade inerentes à juventude, estabelecem relações afetivas e de camaradagem que duram toda a vida. Neste processo, enriquecem o ambiente da cidade, conferindo-lhe uma atmosfera criativa, dinâmica e intelectualmente estimuladora.

O alto nível cultural de sua população confere à cidade algumas características interessantes:

"Viçosa está entre as cidades brasileiras com maior índice de doutores per capta." " É considerada a cidade com o maior índice per capta de empresas, comércio e serviço informatizados."

O povo de Viçosa

Outra característica marcante, também pela influência dos estrangeiros, principalmente americanos e europeus, é a cultura do motorista viçosense de dar preferência para o pedestre atravessar as ruas nas faixas. Assim, o pedestre atravessa a rua sem se preocupar com os carros.

Então, para você Turista que vem a Viçosa de carro, cuidado nas faixas, o pedestre vai atravessar sem olhar para o seu carro. Nos horários de "rush", 8, 12 e 18 horas, o trânsito é intenso, parece centro de São Paulo.

Ligamos para Você