Booking - Traveller Review Awards 2021

Viagem: quais documentos levar?

Na hora de programar uma viagem, não devemos nos preocupar apenas com o roteiro e as malas. Uma parte importantíssima do planejamento das férias é a respeito da documentação necessária

Viagem: quais documentos levar?

Autorizações e documentos de identificação são importantes para evitar futuras dores de cabeça. Confira os documentos necessários para a viagem.

Crianças

Viagem Nacional:

Em viagens dentro do Brasil, a autorização judicial é exigida para crianças menores de 12 anos, que estejam viajando sozinhas ou na companhia de terceiros. Além da autorização, o menor deve levar cópias originais do RG ou certidão de nascimento. Vale lembrar que a autorização judicial não é exigida, se a criança estiver acompanhada dos pais ou de um parente de até 3º grau, cujo parentesco deve ser comprovado por meio de documentação.

Viagem Internacional

Quando a criança estiver acompanhada de apenas um dos pais, é preciso apresentar à Polícia Federal uma autorização de viagem assinada pelo pai ou mãe que não for acompanhar o filho, com firma reconhecida em cartório. No caso de pais viúvos, é preciso apresentar a certidão de óbito. As crianças que forem viajar na companhia de parentes ou de pessoas sem comprovação de grau de parentesco, precisam da autorização do Juizado da Vara da Infância e da Juventude. Nenhum menor pode viajar para fora do país, em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior. Só há exceção se o estrangeiro for pai ou mãe. Também é preciso ficar atento para outra regra, na qual nenhum menor de idade brasileiro poderá sair do país em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior, mesmo que seja com os tios. Só há exceção se o estrangeiro for pai ou mãe da criança.

Documentos necessários para adultos em viagem internacional:

RG em boas condições e com menos de 10 anos de emissão;
Carteira funcional com foto (como OAB, CRM, CREA);
Carteira de Motorista (CNH) com foto;
Passaporte com validade mínima de seis meses (ou conforme exigência do país visitado).

Orientação

Uma orientação para evitar dores de cabeça, principalmente em viagens internacionais, é sempre levar uma cópia autenticada dos documentos mais importantes. No caso de perdas ou furtos, o viajante poderá utilizar a cópia autenticada do documento para fazer uma nova cópia deste no exterior.

Por Lidiany Duarte

Fonte: edestinos.com

Ligamos para Você