Booking - Traveller Review Awards 2021

A importância do café da manhã para a saúde

Tomar café da manhã melhora nossa concentração, pois os nutrientes presentes nos alimentos garantem energia ao cérebro

A importância do café da manhã para a saúde

Muitos desconhecem a importância do café da manhã para a saúde. Com o corre-corre para o trabalho, as pessoas deixam de se alimentar bem pela manhã para quebrarem o jejum apenas no almoço. Algumas tomam um simples cafezinho, outras comem uma única maçã e seguem sua rotina diária. Como consequência, sentem-se cansadas, indispostas, sem energia para realizar suas tarefas. Mas por que isso acontece?

A quebra de jejum, conhecida como desjejum, ocorre entre a última refeição do dia anterior e o dia seguinte quando acordamos. Não é recomendado permanecermos mais de 12 horas sem nos alimentar e o café da manhã é a refeição indispensável à nossa saúde. Caso contrário, surgem inúmeras disfunções em nosso organismo, como mal funcionamento do intestino, problemas no estômago, dores de cabeça.

Razões para não pular o café da manhã:

1. Quando pulamos o desjejum, certamente comemos muito mais no almoço. Isso porque ficamos um longo período sem ingerir alimentos, que garantem energia ao nosso corpo. Por outro lado, ao termos o hábito de tomar um café da manhã reforçado, colocamos porções bem menores no almoço, já que não estamos tão famintos.

2. Como já dissemos, o desjejum garante energia de sobra ao organismo, o que nos dá disposição e vigor para a realização de nossas tarefas diárias. Quem tem o costume de não tomar café da manhã apresenta cansaço, indisposição, irritabilidade, desconforto e mal humor, principalmente no período matutino.

3. Os adeptos ao jejum matutino certamente são mais propensos ao aumento do LDL (colesterol ruim). Isso porque, quando ficamos sem alimento por muito tempo, nós desaceleramos nosso metabolismo. Como resultado, a gordura se acumula em nossas artérias, pois nosso corpo não consegue queimá-la. Por isso, jamais deixe de comer bem pela manhã.

4. Assim que acordamos, nosso metabolismo está lento. Daí a extrema importância de tornarmos o café da manhã uma rotina em nossas vidas. Ele auxilia na aceleração metabólica de nosso corpo, o que nos dá energia e vitalidade. Portanto, quem pretende manter o organismo em equilíbrio jamais deve pular o desjejum.

5. Tomar café da manhã melhora nossa concentração, pois os nutrientes presentes nos alimentos garantem energia ao cérebro. Quantas vezes nos sentimos sem energia quando estamos com fome em especial pela manhã? Como resultado, perdemos o poder de concentração para realizar as mais simples tarefas: a leitura de um e-mail por exemplo.

Dicas para reforçar o café da manhã:

->Consuma alimentos com alto teor de vitamina C (laranja, acerola e kiwi).
->Acrescente grãos e cereais ao desjejum (aveia, trigo e granola).
->Não se esqueça dos ovos (fontes de proteína e aminoácidos).

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Tudo por E-mail.

Ligamos para Você