Atraso de voos sempre se torna um pesadelo para as pessoas, independentemente de ser viagem de férias ou a negócios. Os transtornos são imensos, pois todos querem chegar o quanto antes a seu destino. Com a longa espera, alguns ficam horas no aeroporto, sentados em cadeiras desconfortáveis; outros viram a noite à espera do próximo voo, sem informações consistentes ou um posicionamento das companhias aéreas. De fato, isso é um desrespeito com o consumidor, que pagou caro para viajar no horário escolhido.
Em geral, as causas mais comuns para atrasos e cancelamentos de voos são: fatores climáticos (neblina e neve), que podem limitar o uso das pistas, bem como dificultar a decolagem; problemas nas aeronaves ou manutenção não programada (ausência de aeronaves de reserva); tráfego aéreo saturado por atraso de voos (condições climáticas); problemas com a tripulação (ausência do piloto ou dos comissários de bordo); e ocupação menor que 30% na aeronave (une um voo a outro).
Se seu voo atrasou, conheça os seus direitos de acordo com a Resolução 141 da Anac:
O voo atrasou mais de 2 horas
Você tem direito à alimentação (voucher para lanche, almoço e/ou jantar) e à comunicação (telefonema).
O voo atrasou mais de 4 horas ou foi cancelado
Você tem direito a escolher o que for melhor (não é obrigado a aceitar a proposta da companhia aérea). Portanto, você pode:
->Optar por reembolso integral (passagem e taxa de embarque), sem direito à assistência material (comunicação, alimentação e acomodação);
->Remarcar o voo para data e horário desejados (sem custos extras), sem direito à assistência material (comunicação, alimentação e acomodação);
->Seguir viagem de van ou táxi (em trânsito ou próximo ao aeroporto de destino);
->Exigir a melhor acomodação ou hospedagem, além de transporte do aeroporto ao local de acomodação/hospedagem – se for no local de domicílio, você terá direito apenas ao transporte para casa e de volta para o aeroporto;
->Embarcar no próximo voo da companhia aérea (se houver vagas), para o mesmo destino (com assistência material);
->Embarcar no próximo voo de outra empresa aérea (se houver vagas), para o mesmo destino (com endosso).
Quais os procedimentos a tomar para garantir os seus direitos?
1.Na área de check-in ou no portão de embarque, procure o atendente da companhia aérea, comunique o atraso e solicite assistência;
2.Analise a solução sugerida pela empresa aérea e veja se é a melhor (procure na internet). Caso não seja, encontre a que melhor atenda às suas necessidades;
3.Se o atendente não resolver o problema, solicite a presença do supervisor de plantão e deixe claro que você conhece os seus direitos;
4.Caso o supervisor não resolva seu problema, vá até o escritório da Anac e/ou do Juizado Especial Cível do aeroporto e registre a reclamação.
*Colete provas - foto do painel de voos e do cartão de embarque - e lute por seus direitos.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Melhores Destinos.