Booking - Traveller Review Awards 2021

Turismo em Viçosa: conheça a casa do viçosence e ex-presidente da república Arthur Bernardes

A casa foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA/MG em 10 de outubro de 1995 e adquirida pela Universidade Federal de Viçosa em 29 de dezembro desse mesmo ano

Turismo em Viçosa: conheça a casa do viçosence e ex-presidente da república Arthur Bernardes

É na praça principal, Silviano Brandão, 69, que se situa a Casa Arthur Bernardes, residência do ex-Presidente da República, Dr. Arthur da Silva Bernardes, cidadão viçosense. Sua construção em estilo eclético, durou o mesmo período de seu mandato como Presidente da República (1922 - 1926) e ficou sob a responsabilidade do engenheiro João Carlos Bello Lisboa. É uma construção sólida, elegante e bem acabada, de dois pavimentos com varandas e uma imponente escadaria de um lance, com guarda-corpo e balaustrada.

Arthur Bernardes habitou essa casa por pouco tempo, somente por breves períodos de férias, quando trazia sua família para descansar e rever os amigos. No entanto, a considerava seu verdadeiro lar. A casa foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA/MG em 10 de outubro de 1995 e adquirida pela Universidade Federal de Viçosa em 29 de dezembro desse mesmo ano. Finalmente em 26 de agosto de 1996, após algumas providências de conservação, preservação, pintura e montagem, foi inaugurado o memorial Arthur Bernardes, integrado ao complexo da Casa Arthur Bernardes, na administração universitária do Reitor Prof. Antônio Lima Bandeira, com a finalidade de exaltar a memória do Presidente Bernardes, pesquisar e preservar o acervo legado por ele. O acervo original foi constituído mediante compra pela UFV, além de doações da comunidade e dos familiares do homenageado.

O Presidente Bernardes, conhecido por seu forte sentimento nacionalista, tem seu nome exaltado, sobretudo, pelo emprego de toda a sua energia na defesa da exploração do petróleo, na luta contra a "Itabira Iron", a qual pretendia o direito de explorar o minério de ferro de nossas jazidas, no combate contra a instalação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica, que tinha por objetivo o desmembramento da Amazônia do território brasileiro, e na criação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária, hoje Universidade Federal de Viçosa. A administração do memorial fica a cargo de um conselho consultivo, formado por três funcionários da UFV, três membros da comunidade viçosense e seu presidente, que responde pela coordenação dos trabalhos ali desenvolvidos.

Desde a sua inauguração, a Casa Arthur Bernardes tem promovido intensamente eventos artístico-culturais, na forma de palestras, exposições e seminários, bem como oferecido atendimento a instituições educacionais e culturais, como parte de seu trabalho extensionista, cumprindo a política adotada de eleger aqueles que possam promover o maior intercâmbio cultural entre a UFV e as comunidades municipal e regional.

Está em Viçosa e quer conhecer um pouco mais sobre a história do nosso ex-presidente? Sua casa está aberta para visitação pública de terça a sexta-feira, das 9:00 às 17:30 e aos sábados e domingos, das 8:00 às 11:30.
Fonte: https://www.dti.ufv.br/dac/casa.asp

Ligamos para Você