Booking - Traveller Review Awards 2021

Bagagem de mão em aeronaves - o que é permitido levar

Para evitar transtornos em sua viagem de avião, daremos a você algumas dicas do que é permitido ou não levar na bagagem de mão

Bagagem de mão em aeronaves

 

Nestas férias, muitos pretendem viajar para o exterior ou para as mais belas regiões do país de avião, mas desconhecem o que pode ou não ser levado na bagagem de mão ou de cabine. É bom lembrar que esta é de inteira responsabilidade do passageiro que a transporta. Por isso, para evitar transtornos, daremos a você algumas dicas do que é permitido ou não levar.
 
De acordo com a Portaria 676/GC-5/ 13/11/2000, as dimensões (altura, largura e comprimento) da bagagem de cabine não podem ultrapassar os 115 cm, levando em conta rodas, alças e bolsos externos. Já o peso não pode exceder o limite de 5 kg.

Importante!

As normas valem somente para voos domésticos em aeronaves com mais de 50 assentos. Para aeronaves com menor capacidade, cada empresa aérea possui normas específicas quanto às dimensões e o peso para bagagem de mão.

O que é proibido?

Na bagagem de mão, não são permitidos: bebidas, xampus, condicionadores de cabelo, cremes, perfumes, loções, cosméticos de qualquer tipo, sprays de cabelo, desodorantes, cremes dentais, além de objetos pontiagudos e cortantes (faca, canivete, estilete, alicate, tesoura), bem como fósforos e isqueiros a gás (tipo maçarico).

Há exceções?

Sim, há exceções. A Transportation Security Administration - TSA passou novamente a autorizar o embarque de passageiros com destino aos Estados Unidos (desde o dia 04/08/2007), com apenas um isqueiro na bagagem de mão, contanto que este seja comum (com fluido e não gás).

Da mesma forma, passaram a ser permitidas bebidas de consumo imediato, adquiridas na área de embarque, após inspeção aeroportuária. Mas estas devem ser consumidas antes do embarque no avião.

Já as bebidas adquiridas no duty-free poderão ser levadas por profissional da própria loja até a aeronave, para serem entregues ao passageiro.

O que é permitido?

Como bagagem de mão podem ser levados:

->Alimentos para bebês e crianças para consumo durante a viagem;
->Remédios, joias, dinheiro, documentos importantes, papéis negociáveis, chaves, tablets e smartphones (desligados), acessórios ou objetos frágeis e de valor;
->Maletas ou bolsas de mão;
->Câmeras fotográficas, notebooks ou binóculos;
->Guarda-chuvas, bengalas, muletas, andadores e equipamentos ortopédicos;
->Cadeira de rodas desmontável (deve ser colocada no porão da aeronave).

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Aeroporto Guarulhos/Cumbica e Decolar.com

Ligamos para Você