Booking - Traveller Review Awards 2021

Receita de beirute de peito de peru e provolone

Os ingredientes mais encontrados no beirute tradicional são o pão sírio, o rosbife ou lagarto fatiado, o presunto, o queijo, a alface, algumas rodelas de tomate e o ovo frito

 

Receita de beirute de peito de peru e provolone


O sanduíche beirute ganhou esse nome em homenagem à capital do Líbano. Entretanto, ele foi criado pelos brasileiros, que em contato com a cultura sírio-libanesa, inventaram esse delicioso lanche. Os ingredientes mais encontrados no beirute tradicional são o pão sírio, o rosbife ou lagarto fatiado, o presunto, o queijo, a alface, algumas rodelas de tomate e o ovo frito. E combina muito bem se acompanhado de um refrescante suco de abacaxi com hortelã. Logo abaixo, mostraremos a você o passo a passo da montagem do sanduíche.

Ingredientes:

- 1 pão sírio;
- 150 g de peito de peru fatiado;
- 150 g de queijo provolone fatiado;
- 50 ml de óleo vegetal;
- 1 ovo inteiro;
- 2 folhas de alface repicadas;
- 4 rodelas de tomate.

Modo de preparo:

Divida o pão sírio em duas partes. À parte, coloque óleo na chapa, previamente aquecida, e espalhe com a espátula. Feito isso, disponha as fatias de peito de peru, umas sobre as outras. Deixe assim, por aproximadamente um minuto.

Enquanto isso, frite o ovo, abafando com uma tampa de panela, para favorecer o cozimento. Em seguida, vire as fatias de peito de peru, de uma só vez, utilizando, para isso, uma espátula. Disponha as fatias de provolone sobre as de peito de peru. Ainda no fogo, acrescente um pouquinho de água, suficiente apenas para produzir vapor e, em seguida, abafe com a tampa.

Após 1min, retire a tampa de cima do ovo e vire-o, deixando-o na chapa por mais uns 30 segundos. Nesse momento, aproveite para descobrir as fatias de presunto e de provolone. Agora, inicie a montagem do beirute, adicionando o ovo frito sobre as fatias de provolone.

Coloque parte desse recheio sobre uma parte do pão sírio, que se encontra sobre a chapa. Por fim, complete o recheio do sanduíche, acrescentando também as folhas de alface e as rodelas de tomate. Cubra o recheio com a outra parte do pão sírio.

Pronto! O sanduíche estará pronto para ser servido inteiro ou partido em quatro pedaços.

Por Andréa Oliveira.

Ligamos para Você